Bloco Olodum celebra suas raízes no Carnaval 2025 com o tema “OLÓDÙMARÈ: O Ser Supremo – Raízes e Origens”
Bloco afro apresenta enredo inspirado na divindade iorubá e reforça sua trajetória no domingo de Carnaval
O Olodum levará para o Carnaval de Salvador 2025 um enredo que resgata sua essência e ancestralidade. Com o tema “OLÓDÙMARÈ: O Ser Supremo – Raízes e Origens”, o bloco afro apresentará na sexta-feira, domingo e terça-feira de Carnaval, um espetáculo inspirado na divindade máxima da cosmologia iorubá, destacando a relação entre cultura, religiosidade e identidade afrodescendente. O desfile faz parte do Verão do Olodum, apresentado pelo segundo ano consecutivo pelo Atacadão, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Com 45 anos de história, o Olodum já trouxe para a avenida temas que revelam a riqueza cultural dos povos africanos. Depois de homenagear o Povo Wodaabe em 2024, o bloco volta-se para sua própria origem e trajetória, explorando os mistérios que envolvem sua criação e força cultural.
O desfile contará com Negra Jhô e Dora Loppes, referências da cultura afro-baiana, e com a tradicional banda percussiva Olodum, formada por 120 integrantes sob a regência de Andreia Reis, Bartolomeu Nunes (Mestre Memeu) e Gilmário Marques. Os figurinos, assinados por Cássio Caiazzo e os adereços por Erick Simões, trarão elementos ligados ao enredo, com símbolos sagrados e referências aos orixás.
Na avenida, o Olodum levará alas que representam diferentes aspectos da tradição afro-brasileira. A ala de alegoria trará sombreiros e bandeiras, símbolos da herança africana. A ala de dança, com 40 bailarinos, destacará coreografias baseadas na dança afro. A ala dos destaques contará com representações de orixás já homenageados pelo bloco e integrantes caracterizados como o anfitrião Olodum neste Carnaval. O desfile será embalado pelos vocalistas Lazinho, Narcizinho e Lucas, que trarão as canções do bloco para a folia.
O carro alegórico abrirá o desfile, reforçando a grandiosidade do enredo e da trajetória do Olodum. Os foliões, vestidos com abadás temáticos, acompanharão o bloco, celebrando a cultura afro-brasileira ao som dos tambores que tornaram o Olodum referência mundial.
O Carnaval do Olodum será um convite para conhecer e vivenciar as raízes e origens do maior bloco afro do mundo. O espetáculo está pronto para emocionar a avenida e reafirmar o compromisso com a valorização da história e identidade negra. O projeto tem apoio financeiro garantido por meio do Programa Ouro Negro do Governo do Estado da Bahia.
Confira a programação do Bloco Olodum no CARNAVAL 2025

Concentração no Pelourinho: 16h
Concentração no Campo Grande: 19h

Concentração: 14h

Concentração: 11h
“No princípio só havia Olorum. Ele pairava sobre o nada. Tudo era igual, tudo do mesmo jeito, tudo parado.
– Vou criar os orixás e darei a eles poder sobre as coisas que serão criadas. Serão meus companheiros e me ajudarão no governo do mundo.”
(Raimundo Leão. Um mito africano da criação, 2014).
“Abriu-se a cortina do palco da vida
Sublime singelo brotou o Olodum
Cristalino, divino, supremo
Raça negra emergindo fotografando o orgulho
Pelos raios das luzes dos olhos dos seres
naturais, naturais.
