PanAfro FEMADUM 2024 destaca arte, cultura e cidadania no Pelourinho
Programação diversificada reúne oficinas, shows e debates entre os dias 5 e 8 de dezembro
O PanAfro FEMADUM 2024 movimenta o Pelourinho com uma ampla programação que valoriza a cultura afro-brasileira. Durante quatro dias, o evento reúne atividades culturais, artísticas e educativas, reafirmando seu papel na celebração da história e das tradições afrodescendentes. O festival conta com patrocínio do Atacadão, do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, e da Bahiagás.
A programação começa na quinta-feira, 5 de dezembro, às 6h, com uma intervenção de arte urbana realizada por Fael Primeiro, que grafitará o mascote do evento ao som da percussão do Olodum. Às 10h30, a Casa do Olodum recebe a coletiva de imprensa para o anúncio oficial da programação e uma mostra de vídeos. Pela manhã e à tarde, a Escola Olodum oferece workshops de percussão sobre “O tambor e o samba-reggae” e de dança afro. No Espaço Negra Jho, ocorre o workshop “Turbantes: Coroas, Símbolos e Resistência”, abordando técnicas de amarração e seu significado cultural. Ainda na quinta-feira, no Museu Eugênio Teixeira Leal, haverá a exibição do documentário “Minha avó era Palhaço”, seguido de uma roda de conversa com Mariana Gabriel, neta da protagonista e diretora do filme.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, as atividades começam pela manhã com uma ação oftalmológica em parceria com a OneSight, voltada para atendimento, consultas e exames gratuitos para a comunidade do Pelourinho e alunos da Escola Olodum, enquando o Espaço Conceito Preto Fala de Amor promove encontro de literatas, recitais de poesias, exposição de livros e discos de vinil e intervenções musicais. Pela tarde acontece o Batuque OBIRIM – Mulheres de Tambor, com a presença de mais de 60 percussionistas entre os grupos Mulherada, Filhas do Som, Didá, mulheres do Olodum, Cortejo Mulher e Filhas de Gandhy tocando pelas ruas do Pelourinho e se encontrando no Cruzeiro de São Francisco. A noite, acontece o lançamento dos livros “A Pequena Milionária”, de Jullie Dutra (jornalista, primeira mulher negra a vencer o reality show “Quem quer ser um Milionário”.) e “Pedagogia Olodum Epistemologia do Samba-Reggae” de Mara Felipe. Logo após os lançamentos, acontece o bate-papo “Diálogos Contemporâneos: unindo vozes e histórias”, com Jullie Dutra, Mara Felipe (educadora, jornalista e pesquisadora com mais de 30 anos dedicados ao Olodum) e João Jorge Rodrigues (Presidente da Fundação Cultural Palmares e liderança histórica do Olodum).
No sábado, 7 de dezembro, as atividades começam com mais uma ação oftalmológica no Centro Digital da Memória Olodum. No Espaço Conceito Preto Fala de Amor, o público infantil participa do Literatura Faraônica Infantil, com uma performance baseada no livro Bloquinho de Poemas e Canções da Calu. À tarde, o Largo do Pelourinho recebe shows da Banda Olodum Mirim, apresentações de bandas convidadas e a grande final do Festival de Músicas, encerrando com show da Banda Olodum.
O domingo, 8 de dezembro, marca o encerramento do festival, com atividades a partir da tarde no Largo do Pelourinho. A programação inclui apresentações da percussão do Olodum, convidados, homenagens e a premiação dos vencedores do Festival de Músicas.
O PanAfro FEMADUM 2024 reafirma a força da cultura afro-brasileira, promovendo a diversidade, o diálogo e a valorização das tradições por meio da arte, da educação e da cidadania.