EU SOU OLODUM, QUEM TU ÉS?
Nascido no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador na Bahia, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira em todo o mundo.
Em 25 de abril de 1979, os amigos Carlos Alberto Conceição (Carlinhos), Geraldo Miranda (Geraldão), José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição (Nego), Antônio Jorge Souza Almeida (Vô), Edson Santos da Cruz (Bobo) e Francisco Carlos Souza Almeida (Gordo) criaram o que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho curtirem o carnaval com dignidade. Em pouco tempo, o Bloco Olodum se tornou referência e difundiu uma nova cultura em todo o mundo.
Atualmente, o Olodum é constituído de bloco de carnaval, uma banda internacionalmente conhecida, uma escola do conhecimento, um bando de teatro, um centro digital e memória, uma marca forte, que além das atividades de arte, educação, música e cidadania, desenvolve diversas campanhas de defesa e estímulo da cidadania e direitos humanos, uma verdadeira holding cultural, o mundial Olodum.
DIRETORIA ATUAL
Jorge Ricardo Rodrigues – Diretor Presidente Executivo
Marcelo Gentil – Diretor Presidente de Relações Institucionais
AS CORES DO OLODUM
As cores que representam o grupo também não foram escolhidas ao acaso.
Todas juntam formam a base do panafricanismo, rastafarianismo e do movimento reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.
O verde, as florestas equatoriais da África
O vermelho, o sangue da raça negra.
O amarelo, o ouro da África.
O preto, o orgulho da pele preta.
O branco, a paz mundial.
A EVOLUÇÃO DA MARCA OLODUM

Primeira marca do Olodum, utilizada entre 1979 e 1990, criada pelo então diretor artístico Francisco Santos. A máscara representa as etnias africanas.

Criada por Euzébio Cardoso em 1990, esta foi a segunda marca utilizada pelo Olodum, que passou a adotar as cores do panafricanismo. Diferente dos demais blocos afro, leve, clean e com potencial mercadológico, a nova marca do surgiu na época do nascimento da Boutique, hoje Loja Olodum.

Em 1994, a diretoria do Olodum encomendou a criação de uma marca que apresentasse ao público um dos seus principais valores, a paz. A partir daí, João Silva utilizou o símbolo da paz, criado em 1958 pelo designer britânico Gerald Holtom, e incorporou nele as cores do panafricanismo já utilizadas e parte da identidade do Olodum.