EU SOU OLODUM, QUEM TU ÉS?

Nascido no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador na Bahia, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira em todo o mundo. Em 25 de abril de 1979, os amigos Carlos Alberto Conceição (Carlinhos), Geraldo Miranda (Geraldão), José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição (Nego), Antônio Jorge Souza Almeida (Vô), Edson Santos da Cruz (Bobo) e Francisco Carlos Souza Almeida (Gordo) criaram o que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho curtirem o carnaval com dignidade. Em pouco tempo, o Bloco Olodum se tornou referência e difundiu uma nova cultura em todo o mundo.

Atualmente, o Olodum é constituído de bloco de carnaval, uma banda, internacionalmente conhecida, uma escola do conhecimento, um bando de teatro, uma marca forte, que além das atividades de arte, educação, música e cidadania, desenvolve diversas campanhas de defesa e estímulo da cidadania e direitos humanos, uma verdadeira holding cultural, o mundial Olodum.

AS CORES DO OLODUM

As cores que representam o grupo também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntam formam a base do panafricanismo, rastafarianismo e do movimento reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.

 O verde, as florestas equatoriais da África
O vermelho, o sangue da raça negra.
O amarelo, o ouro da África.
O preto, o orgulho da pele preta.
O branco, a paz mundial.

 

DIRETORIA

Jorge Ricardo Rodrigues – Diretor Presidente Executivo
Marcelo Gentil – Diretor Presidente de Relações Institucionais

 

Share This